Caça às amostras de produtos

Hoje venho falar aqui num assunto um pouco diferente, que foi a minha experiência com o mundo das ofertas de produtos relacionados com bebés ou grávidas.
 
Provavelmente já vos deram o conselho de antes de comprar qualquer produto, experimentem amostras para ver se gostam do produto ou não. Ainda não vos tinham dito? Então aqui fica! Assim vamos experimentando produtos até vermos um que nos agrada e aí logo compramos esse (ou não, há quem consiga sobreviver à custa de amostras).
 
Principalmente produtos de dermocosmética, os laboratórios apostam muito em distribuir amostras para dar a conhecer os seus produtos e fidelizar clientes. Portanto quem somos nós para deixar passar essas oportunidades?
 
O meu primeiro contacto com amostras foi mesmo na farmácia. Tínhamos lá amostras de dois cremes diferentes anti-estrias (Barral de Amêndoas doces e Percutalfa) e obviamente eu levei uma amostra de cada para ver qual era o que me dava melhor. Engraçado é que as opiniões que me davam diziam que o Percutalfa era muito eficaz, não ficava nada gorduroso na pele e tinha um cheiro cítrico, portanto menos probabilidade de enjoarmos, enquanto que o Barral era muito gorduroso e aquele cheiro a amêndoas doces podia ser problemático. Ainda bem que experimentei pois, adivinhem, comigo foi ao contrário: o cheiro do Percutalfa dava-me vómitos e achei que não hidratava o suficiente (a minha pele é seca), enquanto que o Barral tinha um cheiro agradável, absorvia muito bem portanto não ficava com a pele gordurosa mas sim com um toque aveludado. Estão a ver a importância das amostras? É pena que muitas vezes os laboratórios não pensem nisso. Mais para a frente também recebi amostras do creme anti-estrias da Mustela, e embora adore o cheiro, também não acho que me hidrate o suficiente, portanto vou pondo assim se vez em quando.
 
Sendo assim a minha primeira dica é pedirem amostras na farmácia. Só que há um problema: muitas vezes os laboratórios não deixam amostras lá! Se for uma farmácia grande, com muitas gamas de dermocosmética ou pelo menos com uma grande variedade de puericultura, pode ser que faça compras directas aos laboratórios e eles enviem amostras, mas muitas vezes isso não acontece, as compras são feitas via armazenista (ou seja, compram a um intermediário para repor os produtos que vão vendendo) e nesse caso, nada de amostras para ninguém. Agora, uma coisa é verdade, não custa nada perguntar! E se vos responderem que não precisam de experimentar porque o produto X, Y ou Z é topo de gama ou assim, digam que acreditam, mas como andam sensíveis aos cheiros, precisam de experimentar por causa disso, é sempre um bom argumento
 
Quando tive a minha primeira consulta materna no Centro de Saúde, quando passei pela enfermeira, também ela me deu um "kit de boas-vindas" que continha várias amostras e folhetos. Muitas dessas amostras são para bebés, que ainda não utilizei (sim, ele ainda continua aqui no quentinho, se bem que já fiz as 37 semanas, portanto a partir de agora pode ser a qualquer momento) mas algumas eram também para grávidas, nomeadamente mais cremes anti-estrias. E quando fui ao hospital fazer o rastreio bioquímico, mais amostras ganhei. Com isso tudo digo-vos, andei a usar creme anti-estrias de amostras o Junho todo (sim, também era o início e eu só punha uma vez por dia, quando punha, mas pronto, percebem a ideia). Ah, e as amostras dão muito jeito para levar no avião. Se têm uma viagem planeada, guardem amostras para levarem nessa altura (vale para qualquer tipo de produto).
 
Outro sítio maravilhoso para receberem amostras é, como já falei anteriormente, em Workshops (e sim, eu sei, é mais fácil aceder a este tipo de coisas em grandes cidades). Geralmente este tipo de formações são patrocinadas por algum laboratório e como tal esse laboratório dá amostras para conhecermos os produtos deles. É bom para eles e bom para nós. E se for um evento assim tipo feira (com vários workshops e stands de vários laboratórios) não se inibam de ir lá conversas com as pessoas e pedir amostras. Elas estão lá para isso. Dou-vos o meu exemplo, fui ao stand da Mustela, que me deram o "pack" de amostras standart mas eu disse que não iria usar, pelo menos não logo de início pois com os antecedentes familiares que tenho, a probabilidade do bebé ter pele atópica era grande. Então, deram-me amostras da gama da Mustela para pele atópica! Amostras que eles tinham lá guardadas e davam a quem mostrasse interesse pelo produto. Além disso, neste tipo de eventos, além das amostras eles têm também os produtos todos lá, abertos, para nós podermos experimentar cheiros e texturas. Portanto a dica é, procurem esse tipo de eventos. Na publicação que fiz anteriormente sobre workshops (e que já vos deixei o link ali em cima) tenho vários links onde podem ir pesquisar que tipo de eventos se estão a realizar perto de vocês. Aproveitem, a sério. Posso dizer que tenho 4 chuchas que vieram de ofertas destas.
 
Quando o bebé nascer, também há sempre aquela preocupação de utilizar uma gama que não lhe faça reacção, e geralmente a dica é: experimentar primeiro (via amostras) e comprar depois. Pois, isso é muito bonito, mas falando aqui para nós, quem é que vai deixar para depois para comprar estes produtos? Principalmente se queremos aproveitar as promoções e afins. Mas pronto, não é mau pensado recolherem amostras de diferentes gamas para irem experimentando depois ou assim (e mais uma vez vos digo, bastante útil para quando vão de viagem levarem as amostras em vez das embalagens de litro). Já agora, passando a publicidade ao meu outro Blog, aqui fica o tópico que escrevi sobre produtos de puericultura, para terem uma ideia do enorme leque de produtos para bebé que existe. Podem basear-se nesta lista para terem uma ideia do tipo de produtos que vale a pena experimentarem.
 
Por último, também há sites na internet que nos podemos inscrever para depois receber amostras, mas como não fiz nada disso, não tenho feedback para vos dar se vale a pena ou não.
 
E vocês, que acham: vale a pena andar à cata de amostras? Que outros sítios conhecem para conhecer e experimentar vários produtos?
 
See yah


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Amamentação Parte I - No hospital

A Creche

Flashback – Inscrição na Consulta de Saúde Materna